Título da aula:
Identidade – MEU/SEU
Tempo necessário:
4 aulas
Etapa de ensino:
Educação Infantil
Ano ou série da etapa de ensino:
4 a 6
Objetivos:
ü Compartilhar objetos próprios e coletivos
ü Diferenciar pertences coletivos dos individuais
ü Estabelecer relações de amizade
ü Desenvolver a organização e a cooperação
Conteúdo:
ü Identidade
ü Autonomia
ü Explorar o ambiente escolar
ü Explorar os objetos
Procedimentos didáticos:
Fotografe cada criança individualmente. Depois fotografe a turma toda, para que eles se identifiquem coletivamente. Peça para que eles se reúnam na rodinha. Recorte o EVA ou o papel cartão em formas geométricas (quadrados, retângulos,triângulos e círculos).
Cole a foto de cada criança em um papel cartão ou EVA.
Distribua para cada uma delas a foto individual (própria), depois deixe que emprestem para os colegas para que se familiarizem, e peça para que entregue a foto verdadeira para o seu dono.
Separe um espaço na sala de aula e coloque as caixas grandes para que cada criança coloque seus brinquedos pessoais ou pertences, identificando o local com a foto ou o nome delas.
Proponha a troca de brinquedos e ensine a pedir emprestado para os amigos e depois devolver o que pegou emprestado, ensinando o cuidado e o compartilhamento do que é meu, seu e nosso. Entendendo que a sala de aula e a escola são espaços coletivos e devemos respeitar os colegas e os objetos pessoais de cada um.
Materiais/recursos:
Câmera fotográfica
Papel cartão
EVA colorida
Tesoura
Cola
Caixas de papelão (grandes)
Pincel atômico ou canetinhas
Sugestão de trabalho interdisciplinar:
A criança pode perceber distância, comparar quantidades, cores e formas (recorte os EVAs em formas geométricas) iniciar a aprendizagem dos conteúdos de matemática, linguagem oral e escrita (através dos nomes escritos em cada caixa). Podendo citar o objeto com o nome de cada um, assim identificando o substantivo próprio do comum.
Avaliação:
Criar situações que relacione a turma com os espaços, com os objetos e proporcione momentos de troca, relações de identificação pessoal e coletiva, desenvolver a sociabilidade entre as crianças.
Proporcionar roda de conversas, desenvolvendo a linguagem oral e escrita, registrando os colegas presentes e os ausentes.
Identificar as maneiras de se preservar o ambiente escolar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário